ANWAR AL-SADAT - MILITAR EGÍPCIO

Tags

Anwar al-Sadat
Mohamed Anwar al-Sadat nasceu em 25 de dezembro de 1918 em Mit Abu al-Kum, Egito. Graduou-se na Academia Militar do Cairo em 1938 e, durante a segunda guerra mundial, colaborou ativamente com os alemães em troca de ajuda para expulsar os britânicos do território egípcio. Aprisionado por estes em 1942, conseguiu escapar algum tempo depois. Em 1950, uniu-se aos "oficiais livres" de Gamal Abdel Nasser e, dois anos depois, participou do golpe armado que destituiu o rei Faruk.

Na guerra árabe-israelense de outubro de 1973, o Exército egípcio realizou um bem-sucedido ataque-surpresa à península do Sinai e, apesar da pronta reação de Israel, Anwar al-Sadat firmou seu prestígio como o primeiro líder árabe a conseguir recuperar parte do território sob domínio israelense.

Sadat, que apoiara a eleição de Nasser para a presidência da república em 1956, ocupou altos postos no novo governo e foi vice-presidente em duas ocasiões (1964-1966 e 1969-1970). Presidente interino após a morte de Nasser em 28 de setembro de 1970, foi mantido no cargo por um plebiscito. Em política interna, o presidente Sadat teve como objetivos primordiais a descentralização e a diversificação da economia. Seus interesses básicos, no entanto, centraram-se na política externa. Por considerar insuficiente a ajuda prestada ao Egito pela União Soviética nos confrontos com Israel, expulsou do país milhares de técnicos e assessores soviéticos em 1972. No ano seguinte, juntamente com a Síria, invadiu Israel.

Finda a guerra, dirigiu seus esforços para a consecução da paz no Oriente Médio. Em 19 e 20 de novembro de 1977 realizou histórica visita a Israel, durante a qual expôs seus planos de paz ao Knesset (Parlamento) em Jerusalém. Iniciou assim uma série de negociações diplomáticas, embora sob forte oposição do mundo árabe e da União Soviética, o que lhe valeu, e ao primeiro-ministro israelense Menachem Begin, o Prêmio Nobel da paz em 1978. No mesmo ano, foi publicada sua autobiografia, Em busca da identidade. A continuidade das conversações resultou, em 26 de março de 1979, na assinatura do primeiro tratado de paz entre uma nação árabe e Israel, o de Camp David, aberto à adesão dos outros estados árabes.

Enquanto a popularidade de Sadat crescia no Ocidente, a forte oposição egípcia ao tratado, somada à grave crise econômica e à repressão das manifestações populares, fez cair a aceitação do líder em seu país. Em 6 de outubro de 1981, durante um desfile militar em comemoração à vitória árabe na guerra de 1973, Anwar al-Sadat foi assassinado no Cairo por extremistas muçulmanos.

CityGlobe

Verox