CARDEAL ARCOVERDE - PRIMEIRO CARDEAL DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA

Tags

Cardeal Arcoverde
Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti nasceu em Pesqueira (PE) em 17 de janeiro de 1850. Adolescente ainda, seguiu para Roma, após terminar os estudos secundários em Recife PE. Formou-se em direito canônico na Universidade Gregoriana e ordenou-se a 4 de abril de 1874. Fez o curso de ciências naturais na Sorbonne (França), voltando ao Brasil para lecionar em Recife e Olinda (1876), de cujo seminário foi reitor. Pároco de Boa Vista (1878) e Cimbres (1879), em 1890 foi eleito bispo de Goiás, mas renunciou sem ter tomado posse. O papa Leão XIII conferiu-lhe o título de bispo de Argos e elegeu-o coadjutor do bispo de São Paulo, D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, a quem veio a suceder em 1894. Três anos depois, foi eleito arcebispo do Rio de Janeiro.

Primeiro cardeal do Brasil e de toda a América Latina, D. Joaquim Arcoverde foi uma das figuras mais notáveis da Igreja Católica no Brasil e dedicou a vida ao sacerdócio e à ação comunitária.

No consistório celebrado em Roma, a 11 de dezembro de 1905, foi feito cardeal. Profundo conhecedor do latim, de filosofia e de direito canônico, deixou inúmeras cartas pastorais, e entre suas obras destacam-se Síntese de filosofia (1886) e Sinopse de lógica (1918). D. Joaquim Arcoverde morreu no Rio de Janeiro RJ em 18 de abril de 1930.

CityGlobe

Verox