ARAM KHATCHATURIAN - POLÍTICO RUSSO

Tags

Aram Khatchaturian
Aram Ilitch Khatchaturian nasceu em 6 de junho de 1903, em Tiflis, Geórgia, no império russo. Estudou no Instituto Estatal Musical e Pedagógico Gnesiny e no Conservatório de Moscou, e a partir de 1951 ensinou em ambos. A princípio sofreu influência da música ocidental contemporânea, especialmente de Maurice Ravel. Em sua sinfonia nº 1 (1935) e obras posteriores, teve o interesse despertado pela música folclórica armênia e por outras tradições da Geórgia, Rússia, Turquia e Azerbaijão.

Comprometido com o regime político soviético -- que, não obstante, por vezes o atacou --, Khatchaturian inspirou-se nas singulares tradições folclóricas armênias e georgianas, e acabou por ser reconhecido como um dos mais expressivos compositores modernos da extinta União Soviética.

A sinfonia nº 2 (1943) de Khatchaturian foi escrita em comemoração ao 25º aniversário da revolução bolchevique. Além de uma célebre suíte sinfônica, Masquerade (1944), entre sua produção destacam-se os concertos para piano, para violino e para violoncelo e orquestra, e balés como Gayane (1942), a que pertence a famosa "Dança do sabre", e Spartak (1953). Khatchaturian recebeu duas vezes o Prêmio Stalin e compôs o hino nacional armênio.

Em 1948 o Comitê Central do Partido Comunista  acusou-o de abrigar tendências burguesas em sua música. Embora tenha admitido a falta, depois da morte de Stalin rechaçou publicamente essa incriminação. Proclamado Artista do Povo da União Soviética, em 1954 ganhou o Prêmio Lenin cinco anos depois. Khatchaturian morreu em Moscou, em 1º de maio de 1978.

CityGlobe

Verox