ARCANGELO CORELLI - MÚSICO ITALIANO

Tags

Arcangelo Corelli nasceu na cidade italiana de Fusigno, que na época pertencia aos estados pontifícios, em 17 de fevereiro de 1653. De família aristocrática, começou os estudos musicais em Bolonha e continuou-os em Roma, onde conquistou reputação como violinista e compositor, e participou dos círculos sociais que se formaram em torno do cardeal Pietro Ottoboni, sobrinho do papa Alexandre VIII.

Arcangelo Corelli
Corelli passou à história da música por dignificar o violino como instrumento orquestral e por dar forma definitiva à sonata e ao concerto grosso.

Como violinista, conseguiu aperfeiçoar significativamente a técnica interpretativa do instrumento; como compositor, dedicou-se exclusivamente à sonata e ao concerto grosso, forma musical que se caracteriza pela oposição entre um grupo de solistas e o conjunto orquestral. Esse aspecto o diferencia de seus contemporâneos, dedicados à composição de todos os gêneros. Suas criações de maior sucesso são as doze sonatas para violino e baixo contínuo, opus 5, dedicadas a Sofia Carlota de Brandenburgo, e os doze concertos grossos, opus 6. Em 1710, doente, recolheu-se a uma vida solitária. Morreu em 8 de janeiro de 1713 em Roma.

CityGlobe

Verox