GIUSEPPE ARCIMBOLDO - PINTOR ITALIANO

Tags

Giuseppe Arcimboldo nasceu em Milão, por volta de 1527. Iniciou a carreira aos 22 anos, como desenhista dos vitrais da catedral milanesa, ao lado do pai, Biaggio, seu primeiro mestre. Combinou o trabalho com o estudo das gravuras de Leonardo da Vinci, especialmente os de veia caricaturesca, cuja marca se evidenciaria em sua produção posterior. Em 1562 mudou-se para Praga, onde esteve sucessivamente a serviço dos imperadores Fernando I, Maximiliano II e Rodolfo II. Pintor favorito da corte, realizou vários cenários para o teatro imperial.
Giuseppe Arcimboldo

Tão grande foi a influência de Arcimboldo, pintor do assombroso e do maravilhoso, que inúmeros artistas beberam de sua fonte, entre eles o espanhol Salvador Dalí, como demonstra "Rosto paranóico", de 1935.

O estudo e a avaliação da obra de Arcimboldo só foram tratados com rigor no início do século XX, talvez como reflexo do interesse que o surrealismo teve por ela. Seu trabalho mais conhecido é a série "As quatro estações" (Kunsthistorisches Museum, Viena), série de cabeças formadas por uma infinidade de elementos vegetais como flores, folhas etc. Em diversos museus europeus encontram-se obras semelhantes. Arcimboldo faleceu em Milão, em 11 de julho de 1593.

CityGlobe

Verox