FRANÇOIS ARAGO - ASTRÔNOMO FRANCÊS

Tags

Físico e astrônomo francês, Dominique François Arago nasceu em Estagel a 26 de fevereiro de 1786 e iniciou seus estudos em Perpignan, seguindo depois para Paris, onde freqüentou a École Polytechnique. Aos 19 anos foi nomeado secretário do Observatório de Paris e logo depois, junto com o físico e astrônomo francês Jean-Baptiste Biot, completou a medida de um arco do meridiano terrestre.

As pesquisas de Arago no campo da física encerraram a discussão sobre a natureza da luz, confirmando a teoria ondulatória e descartando a antiga hipótese corpuscular.

Em 1809 foi eleito para a Académie des Sciences, assumindo no mesmo ano o cargo de professor de geometria analítica na École Polytechnique. De 1809 a 1830 dedicou-se exclusivamente à ciência. Nesse ano ingressou na política como deputado republicano. Em 1848 foi nomeado ministro da Marinha.

Figuram entre seus principais trabalhos no domínio da física as descobertas das polarizações cromática e rotatória da luz e um novo método para decompor a luz branca. Suas investigações sobre a polarização, em que trabalhou ao lado de Augustin-Jean Fresnel, confirmaram a teoria ondulatória da luz. Importante também foi a contribuição de Arago para o progresso dos estudos dos fenômenos eletromagnéticos. Arago morreu em Paris em 2 de outubro de 1853. Suas obras completas foram publicadas, de 1854 a 1862, em 13 volumes.

CityGlobe

Verox