SANTO ANDRÉ - GREGO APÓSTOLO DE JESUS

Tags

Santo André
Natural de Patrai, na Grécia, André (em grego, "viril"), foi discípulo de são João Batista antes de ser chamado, com o irmão, a seguir Jesus, que prometeu fazê-los pescadores de homens. Com Pedro, João e Tiago, André pediu a Jesus, no monte das Oliveiras, que mostrasse os sinais do fim do mundo, o que inspirou o discurso escatológico em Mc 13.

Irmão de são Pedro, André está incluído entre os quatro primeiros na lista dos 12 apóstolos, o que indica ter sido um dos mais íntimos de Jesus.

Tradições antigas dão conta de sua atividade missionária na área do mar Negro. Um relato do século IV fala de sua morte por crucificação, e acréscimos medievais afirmam que a cruz tinha forma de X, o que explica sua representação iconográfica com uma cruz em forma de X, como na bandeira da Escócia. Suas relíquias, segundo são Jerônimo, foram retiradas de Patrai para Constantinopla por ordem do imperador Constâncio II, no ano 357. De lá o corpo foi transferido para a igreja de Santo André em Amalfi, na Itália, em 1208. Seu crânio levado, no século XV, para a igreja de São Pedro no Vaticano, foi devolvido a Patrai em 1964, por Paulo VI, como um gesto de boa vontade para com os cristãos separados da Grécia. Santo padroeiro da Escócia e da Rússia, celebra-se sua festa em 30 de novembro.

CityGlobe

Verox