Shirley Temple | United States

Shirley Temple | United States

Shirley Temple | United States
Shirley Temple Black (Santa Mônica, 23 de abril de 1928 — Woodside, 10 de fevereiro de 2014) foi uma atriz, dançarina, cantora e diplomata norte-americana. Já com mais de quarenta anos de idade, concorreu a cargos políticos, sem sucesso. Em 1974, foi nomeada pelo presidente Gerald Ford embaixadora dos Estados Unidos na extinta Checoslováquia, posto que ocupou até 1976. De 1989 a 1992 foi embaixadora no Gana nomeada por George H. W. Bush.

Como atriz, não só foi a maior estrela infantil da sua época, como também é considerada a mais famosa de todos os tempos. Seus filmes continuam bem populares até aos dias de hoje, particularmente entre as meninas.

Shirley começou a ter aula de dança com três anos de idade e foi contratada para participar de uma série de curtas chamadas "Baby Burlesks", que parodiavam estrelas e astros adultos, mais notadamente Marlene Dietrich. No mesmo ano, atuou numa sucessão de curta metragens e filmes, incluindo "Little Miss Marker", "Change of Heart", "Now I'll Tell", "Now and Forever" e "Bright Eyes" (no qual cantou seu mais popular sucesso, a canção "On The Good Ship Lollipop").

Vencedora de um Óscar especial aos seis anos de idade, Temple foi a salvadora da Fox e do público na época da Grande Depressão. Inclusive o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt sucumbiu a seus encantos e lhe agradeceu por "ter feito a América atravessar a Grande Depressão com um sorriso".

Shirley foi campeã de bilheteria de 1935 a 1938 com seu eterno otimismo e seu sorriso vencedor. Depois de adulta porém, não teve o mesmo sucesso como atriz, e aposentou-se do cinema em 1949, e em 1967, se candidatou ao cargo de representante do estado da Califórnia no congresso norte-americano, mas não obteve êxito. Nos anos de 1969 e 1970, foi delegada junto às Organização das Nações Unidas (ONU). Além de ter sido nomeada embaixadora por duas vezes, foi chefe de protocolo para o presidente Gerald R. Ford (1976-1977) e membro da delegação americana que tratava dos problemas dos refugiados africanos (1981).


Ela produziu duas obras autobiográficas sobre sua infância "My Young Life" (1945) e "Child Star" (1988).

Vida pessoal
Com 17 anos, Temple casou com o soldado convertido em ator John Agar (1921-2002) em 19 de setembro de 1945. Tiveram uma filha, Linda Susan Agar (mais tarde conhecida como Susan Black) nascida em 20 de janeiro de 1948. Temple entrou com uma ação de divórcio de Agar no final de 1949 por causa do alcoolismo do marido sendo o divórcio efetivado em 5 de dezembro de 1950. No princípio de 1950, enquanto estava de férias no Hawai, Shirley conheceu e se apaixonou pelo executivo Charles Alden Black (1919-2005) e se casaram em 16 de dezembro de 1950. Juntos tiveram dois filhos: Charles Alden Black Jr. nascido em 29 de abril de 1952 e Lori Black nascida em 9 de abril de 1954. Permaneceram casados até à morte dele com 86 anos, por síndrome mielodisplásico, em 4 de agosto de 2005.

Durante a década de 1930, Shirley Temple recebeu algumas homenagens em desenhos animados famosos, de Walt Disney, Walter Lantz e Warner Bros:

Shirley apareceu em um desenho animado do Pato Donald chamado "The Autograph Hound" ("O Caçador de Autógrafos") de 1939, onde ela e outros conhecidos atores daquela época gravaram as vozes de suas versões em desenho animado.

Em 1934, ela também havia aparecido em um desenho do Coelho Oswald produzido por Walter Lantz, chamado "Toyland Premiere" (no Brasil ganhou o título de "O Desfile de Natal"), porém neste desenho a voz de sua "versão animada" não foi feita por ela própria, mas sim por Mae Questel a dubladora original de Betty Boop e Olívia Palito.

Shirley também tem uma rápida aparição em um episódio do Mickey Mouse de 1936, intitulado "Mickey's Polo Team" ("O Time de Pólo do Mickey"), onde aparecem várias celebridades conhecidas em Hollywood na época. Ela aparece sentada em uma arquibancada junto dos Três Porquinhos, Prático, Heitor e Cícero, provocando o Lobo Mau, que era um dos jogadores de Pólo.

Em um episódio do Pernalonga chamado "What's Cookin Doc" de 1944, aparece as marcas dos pés e mãos de Shirley Temple na calçada da fama.

Morte
Segundo sua assessora, Cheryl Kagan, ela morreu por volta das 23h do dia 11 de fevereiro de 2014, cercada por seus familiares e cuidadores.

"Nós a saudamos por uma vida de incríveis conquistas como atriz, como diplomata e, mais importante de tudo, como nossa amada mãe, avó e bisavó e a adorável esposa por cinquenta e cinco anos do saudoso Charles Alden Black", diz um comunicado divulgado pela família.

Talentosa e extremamente adorada, Shirley Temple foi responsável pelas maiores bilheterias de cinema entre 1935 e 1938, recorde do qual nenhuma outra criança sequer se aproximou. Ela também superou em popularidade adultos como Clark Gable, Bing Crosby, Robert Taylor, Gary Cooper e Joan Crawford.

CityGlobe

Verox