STEFAN ZWEIG - ESCRITOR AUSTRO-GERMÂNICO

Zweig, Stefan
Autor dos mais populares de seu tempo, o escritor alemão Stefan Zweig publicou obras nos mais variados gêneros e destacou-se como tradutor e ensaísta.

Stefan Zweig nasceu em Viena, Áustria, em 28 de novembro de 1881. Educado na cidade natal, na França e na Alemanha, estabeleceu-se em Salzburgo em 1913. Mestre do romance naturalista de fundo psicanalítico, empreendeu análise sutil de personagens e personalidades nos ensaios Drei Meister (1920; Três mestres), ensaio sobre Balzac, Dickens e Dostoievski; e Der Kampf mit dem Dämon (1925; A luta com o demônio), sobre Friedrich Hölderlin, Heinrich von Kleist e Friedrich Nietzsche. Escreveu, além de poesia, romances como Verwirrung der Gefühle (1925; Confusão de sentimentos) e biografias romanceadas, como Joseph Fouché (1929), Marie Antoinette (1932) e Triumph und Tragik des Erasmus von Rotterdam (1934; Triunfo e tragédia de Erasmo de Rotterdam).

Para fugir à perseguição dos nazistas, Stefan Zweig emigrou para a Inglaterra em 1934 e, no ano seguinte, publicou Mary Stuart (1935). Em 1940 radicou-se no Brasil. Depois de uma viagem pelo país, escreveu Brasil, país do futuro (1941). Sentindo-se solitário e incapaz de recomeçar a vida num ambiente estranho, Stefan Zweig suicidou-se com sua segunda mulher em Petrópolis RJ, em 22 de fevereiro de 1942. Postumamente, publicou-se Die Welt von Gestern (1943; O mundo de ontem), obra autobiográfica.

©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

CityGlobe

Verox