AHMED BEN BELLA - POLÍTICO ARGELINO

Tags

Ahmed Ben Bella
Ahmed Ben Bella nasceu em Marnia, perto de Oran, em 25 de dezembro de 1918. Sexto filho de uma família rural abastada, estudou na escola francesa de Oran e, mais tarde, em Tlemcen, onde entrou em contato com os movimentos nacionalistas. Na segunda guerra mundial, lutou no exército francês e foi condecorado por bravura. Encerrado o conflito, seu ardor autonomista o levou a participar, em 1950, do ataque à administração dos correios de Oran, ação pela qual foi preso e condenado à pena de trabalhos forçados. Conseguiu fugir em 1952 para o Cairo e transformou-se em um dos principais dirigentes da Frente de Libertação Nacional (FLN) no exílio.

Conquistada a independência, a política de Ben Bella para a Argélia foi socializante no plano interno, e de neutralidade entre os blocos comunista e capitalista, no plano externo.

Em outubro de 1956, o avião em que viajava para Marrocos foi interceptado por aeronaves francesas. Levado para a França, Ben Bella só obteve a liberdade em 1962, quando foram assinados os acordos de Evian, pelos quais a França reconhecia a independência da Argélia. De volta a seu país, foi eleito chefe do governo e, no ano seguinte, presidente da república.

Em 19 de junho de 1965, foi deposto pelo golpe de estado de Houari Boumedienne. Encarcerado durante quase 15 anos, recuperou a liberdade em 1980. Desde então, participou da oposição ao regime argelino.

CityGlobe

Verox