MOHAMED AKBAR - IMPERADOR DA DINASTIA MONGOL

Akbar
Abu-al-Fath Jalal al-Din Mohamed Akbar nasceu em 15 de outubro de 1542 em Umarkot, Sind, localidade situada no atual Paquistão. Era neto do sultão Baber e descendente de Tamerlão e de Gengis Khan. Aos 13 anos foi nomeado governador do Punjab e, em 1556, sucedeu ao pai, Humayun, no trono mogol, após ter derrotado o usurpador indiano Hemu. Durante os primeiros anos de seu reinado, Akbar teve de submeter-se à vontade de seu tutor, Bahram Khan, destituído do cargo de regente em 1560.

Por sua habilidade como guerreiro e administrador, Akbar foi o mais importante dos imperadores da dinastia mogol muçulmana na Índia. Apesar de analfabeto, adquiriu grande cultura.

Enfrentando muitas dificuldades e apesar da resistência de seus generais, Akbar conseguiu apoderar-se de grande parte da península da Índia, até as planícies do Deccan, no sul. Uma vez restabelecida a paz, preocupou-se com a unidade do reino e em obter o apoio de seus súditos. Permitiu que os príncipes hindus continuassem a administrar seus territórios, reorganizou o governo central, estabelecendo a separação de poderes, e foi tolerante em matéria religiosa, chegando a criar uma religião eclética que não teve aceitação entre seu povo. Morreu em 1605, em Agra, deixando aos sucessores um império mogol em seu máximo esplendor.

CityGlobe

Verox