Mohamed ibn Musa al-Khwarizmi nasceu AAAAAAem Bagdá, por volta do ano 780 da
era cristã. Ali viveu, sob os califados de al-Mamun e al-Mutasim,
durante a primeira época áurea da ciência islâmica.
Matemático e astrônomo muçulmano, al-Khwarizmi foi o introdutor dos numerais indo-arábicos e dos conceitos da álgebra na matemática européia. De seu nome deriva a palavra "algarismo".
Seu trabalho sobre matemática elementar, Kitab al-jabr wa al-muqabalah (Livro de integração e equação), foi traduzido no século XII para o latim e deu origem ao termo álgebra. Trata-se de uma compilação de regras para solução aritmética de equações lineares e de segundo grau, para geometria elementar e distribuição proporcional de dinheiro entre herdeiros. O trabalho baseia-se em tradição da matemática babilônica do segundo milênio a.C., presente em tratados helenísticos, hebraicos e hindus. A natureza elementar e prática da obra contribuiu para garantir sua sobrevivência, enquanto outros textos sobre o mesmo assunto se perderam.
Outro trabalho, sobre numerais indo-arábicos, foi preservado numa tradução latina, Algoritmi de numero Indorum (Livro de Al-Khwarizmi sobre a arte hindu de calcular) e originou o termo algoritmo. Al-Khwarizmi compilou tabelas astronômicas, baseadas no Sind-hind, versão árabe do original sânscrito Brahma-siddhanta (século VII da era cristã). Morreu por volta do ano 850.