MARIANA ALCOFORADO - PORTUGAL

Tags

Mariana Alcoforado
Sóror Mariana Alcoforado nasceu em Beja em 22 de abril de 1640 e viveu no convento franciscano de Nossa Senhora da Conceição. Sua correspondência seria destinada a Noël Bouton, conde de Saint-Léger, mais tarde marquês de Chamilly e marechal de França, que na época esteve em Beja, integrando as tropas que foram ajudar Portugal na luta contra a Espanha.
Tida durante mais de dois séculos como autora de cartas apaixonadas e famosas pela naturalidade, Mariana Alcoforado mereceu a admiração de autores como Racine, Stendhal e Rilke.

As Lettres portugaises (1669; Cartas portuguesas) foram publicadas em Paris por Claude Barbin, que as atribuiu à amante de um "cavaleiro de nível social elevado". Em número de cinco, estão entre as mais comovedoras do gênero. Antecipando o movimento romântico, chamaram a atenção de La Bruyère, Saint-Simon e, mais tarde de Saint-Beuve e outros autores.

Em 1926 foi localizada a concessão do direito de imprimir a coletânea, dada a Gabriel Lavergne de Guilleragues, que aparecia como tradutor para o francês na edição de Colônia (1678). A ele caberia por inteiro, segundo críticos modernos, a autoria da obra. Sóror Mariana morreu em Beja em 28 de julho de 1723.

CityGlobe

Verox