ALEKSANDR SOLJENITSIN - ESCRITOR RUSSO

Tags

Aleksandr Soljenitsin
Aleksandr Isaievitch Soljenitsin nasceu em Kislovodsk, Rússia, em 11 de dezembro de 1918. Descendente de família de cossacos, graduou-se em matemática pela Universidade de Rostov-na-Donu e fez cursos de literatura por correspondência na Universidade de Moscou. Lutou na segunda guerra mundial e passou à reserva no posto de capitão de artilharia. Em 1945 foi condenado a oito anos de prisão e mais três anos de exílio por ter criticado Stalin numa carta interceptada pelo serviço secreto comunista. Reabilitado em 1956, obteve permissão para publicar seu primeiro romance, Odin den iz jizni Ivana Denisovitcha (1962; Um dia na vida de Ivan Denissovitch) em que descreve a vida nos campos de concentração.

A obra de Soljenitsin, que lhe valeu o Prêmio Nobel de literatura de 1970, tem como temas principais a crítica ao regime soviético e a reivindicação dos valores espirituais da Rússia tradicional.

Escreveu depois V Kruge pervom (1968; O primeiro círculo), baseado nos anos em que trabalhou como matemático no instituto de pesquisa da prisão. Sua obra-prima, comparada aos romances de Tolstoi e Dostoievski, foi Rakovi korpus (1968; Pavilhão de cancerosos), referido ao período em que esteve hospitalizado, doente de câncer, na década de 1950.

Em 1969, por suas idéias inconformistas, foi expulso da União de Escritores Soviéticos. Em 1974 exilou-se na Suíça. Publicou então Arkhipelag Gulag (1974; Arquipélago Gulag), polêmico livro anti-soviético e antimarxista, em que documenta a opressão russa nos campos de trabalhos forçados. Nos Estados Unidos, publicou o ensaio The Mortal Danger (1980; O perigo mortal), em que defende um regime autoritário oposto ao comunismo. Em julho de 1994, depois da dissolução da União Soviética, Aleksandr Soljenitsin deixou seu exílio em Cavendish, Vermont, onde vivera 18 anos, e regressou à Rússia.

CityGlobe

Verox