Niels Henrik Abel
Niels Henrik Abel nasceu na ilha norueguesa de Finnöy, em 5 de agosto de
1802. Aos 13 anos foi enviado a Christiania (Oslo) com o irmão mais
velho para estudar. Seu professor, futuro organizador de suas obras,
Bert Michael Holmboe, descobriu imediatamente a capacidade intelectual
do novo aluno e sua aptidão para a matemática. Após a morte do pai, em
1920, com a família reduzida à extrema pobreza, recebeu a ajuda de
professores para ingressar na Universidade de Oslo. Seu primeiro
trabalho foi publicado em 1923.
"Chegou, para os matemáticos, algo que poderá mantê-los ocupados nos próximos 500 anos." Com esse comentário, um respeitado especialista da época recebeu as teses de Abel sobre questões algébricas e cálculo integral.
Uma bolsa de estudos levou-o a Berlim em 1925, onde seus trabalhos foram publicados no primeiro número da única revista da época dedicada exclusivamente à matemática, Journal für die Reine und Angewandte Mathematik. Visitou Praga, Viena, Itália e Paris, onde apresentou uma dissertação sobre integrais de funções algébricas, só publicada 12 anos após sua morte.
Junto com seu contemporâneo Évariste Galois, Abel estabeleceu um marco na história da matemática ao substituir a resolução de questões particulares pela elaboração de teorias amplas e métodos gerais aplicáveis a grande número de casos. A ele se deve o estudo sistemático das funções algébricas e a demonstração do teorema de Abel, que versa sobre a classe de integrais chamadas abelianas. Demonstrou também a impossibilidade de resolver por meios algébricos a equação de quinto grau.
Durante sua permanência em Paris, Abel soube que sofria de tuberculose. De volta à Noruega, sobreviveu dando aulas e prosseguiu com suas pesquisas até a morte em Froland, em 6 de abril de 1829. Sua teoria foi publicada pela Academia Francesa de Ciências.