ALDEMIR MARTINS - ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO

Tags

Aldemir Martins
Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras CE em 1922. No começo da década de 1940, foi um dos fundadores, em Fortaleza, da Sociedade Cearense de Artes Plásticas. Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro e no ano seguinte fixou-se em São Paulo, onde passou a lecionar gravura no Museu de Arte em 1950. 

Ao explorar ao máximo o efeito das linhas, ora suavizando-as em arabescos e círculos, ora justapondo-as em grossas condensações, o desenhista e gravador brasileiro Aldemir Martins criou um estilo próprio, de rápida assimilação. Contribuíram para isso seus temas, de início rendeiras, cangaceiros e outros tipos nordestinos, aos quais depois acrescentou bichos estilizados (cabras, gatos, peixes, aves), além de flores e frutas tropicais.

Nas décadas de 1950 e 1960, participou das mais importantes mostras de artes plásticas do Brasil -- Bienal de São Paulo e Salão Nacional de Arte Moderna -- e do exterior, e foi premiado várias vezes. Em 1956, recebeu prêmio de desenho na Bienal de Veneza. Também foi premiado por suas capas e ilustrações de livros. Seus desenhos de mais acentuado sabor folclórico foram popularizados na padronagem de tecidos e na decoração de objetos de uso doméstico, como aparelhos de jantar.

CityGlobe

Verox