ALDO MORO - JURISTA E POLÍTICO ITALIANO

Tags

Aldo Moro
Aldo Moro nasceu em Maglie, perto de Roma, em 23 de setembro de 1916. Professor de direito na Universidade de Bari, onde se graduara, presidiu a federação universitária católica italiana, serviu na Marinha durante a segunda guerra mundial e em 1944 ingressou no Partido Democrata Cristão. Eleito deputado, liderou a bancada até 1955, quando passou a ocupar diversos cargos no governo, entre os quais os de ministro da Justiça, das Relações Exteriores e de Obras Públicas.

O seqüestro e assassinato de Aldo Moro, que ocupou cinco vezes o cargo de primeiro-ministro da Itália, tornou-se um dos mais dramáticos episódios da história do século XX e mobilizou a opinião pública mundial.

No início de 1959, Moro assumiu a liderança dos democrata-cristãos e, ao formar o seu primeiro gabinete, em 1963, nele incluiu representantes do Partido Socialista, que havia 16 anos não participava do governo. Após seu quinto governo, em 1976, tornou-se presidente do Partido Democrata Cristão e conservou sua influência, embora sem ocupar cargos públicos. Em 16 de março de 1978, foi seqüestrado pela organização Brigadas Vermelhas, que exigiu como resgate a libertação de 13 de seus militantes, então em julgamento em Turim. O governo, com apoio dos comunistas, se recusou a negociar. O corpo de Moro foi encontrado em 9 de maio no porta-malas de um carro abandonado numa rua de Roma.

CityGlobe

Verox