ALEKSANDR N. SKRIABIN - COMPOSITOR RUSSO

Tags

Aleksandr N. Skriabin
Aleksandr Nicolaievitch Skriabin nasceu em 6 de janeiro de 1872 (25 de dezembro de 1871 no calendário juliano) em Moscou. Estudou na Escola de Cadetes de Moscou, mas simultaneamente iniciou estudos de piano. Entrou para o conservatório da cidade em 1888, onde estudou piano e composição. Em 1898, tornou-se professor do conservatório e, cinco anos depois, dedicou-se exclusivamente à composição. Sua primeira sinfonia, de 1900, termina com uma parte coral cujo poema, do próprio Skriabin, glorifica a arte como uma religião.

As composições orquestrais de Skriabin pretendem explorar uma linguagem simbolista por meio de timbres pouco usuais. Sua reputação como compositor, no entanto, deriva de delicadas e originais obras para piano.

Adepto da teosofia (corrente do misticismo filosófico) a partir de 1900, Skriabin pretendia criar o "Mistério", obra em que música, poesia, dança, cores e aromas se combinariam para induzir a platéia a um "êxtase final supremo". Em 1905 estreou em Paris sua terceira sinfonia, Le Divin Poème (O poema divino). Depois de várias turnês pelos Estados Unidos, freqüentou círculos teosóficos em Bruxelas e, em 1909, voltou à Rússia, já com as primeiras idéias acerca do "Mistério", que não chegaria a realizar. Nessa época, auto-proclamou-se um tipo de messias, cuja missão seria "fazer soar o acorde final de nossa raça, reunindo-a ao Espírito". Apresentou em Moscou o poema sinfônico Prometeu (1911), em espetáculo que unia a música a efeitos coloridos projetados numa tela. Entre suas composições para piano, destacam-se as dez sonatas, um concerto e vários prelúdios e pequenas peças. Skriabin morreu em Moscou em 27 de abril (14 de abril no calendário juliano) de 1915.

CityGlobe

Verox