ALFRED TENNYSON - POETA BRITÂNICO

Alfred Tennyson
Alfred Tennyson nasceu em Somersby, Lincolnshire, Inglaterra, em 6 de agosto de 1809. Filho de um pastor anglicano, pertencia à classe dominante da população rural. A partir de 1827, estudou em Cambridge, mas não chegou a graduar-se. Foi herdeiro tardio do romantismo de William Wordsworth e do estilo de John Keats, os poetas que mais admirava.

Com domínio absoluto da língua inglesa e versos de admirável musicalidade, Tennyson é visto como o poeta mais característico da era vitoriana: tradicionalista mas perturbado por dúvidas religiosas, conservador mas imbuído de profunda melancolia pelo ocaso de seu mundo, meio burguês e meio aristocrático.

Tennyson granjeou certo renome desde a publicação de Poems, Chiefly Lyrical (1830; Poemas, principalmente líricos). Esteta idílico, bastante sentimental e às vezes patriótico, era tido em grande apreço pela rainha Vitória. Em 1842 lançou outros dois volumes de Poems, um com uma seleção revisada de versos já editados, outro com textos novos, que encerram algumas de suas poesias líricas mais famosas, como "Ulysses" e "Locksley Hall". Os poemas narrativos The Princess (1847; A princesa) e Maud (1855) já não interessam na atualidade, mas valem pelas poesias líricas intercaladas. O curto Enoch Arden (1864), também narrativo, foi uma das obras mais lidas da poesia inglesa.

A obra principal de Tennyson é a longa elegia fúnebre (e poema filosófico) In memoriam (1850), inspirada pela morte de seu amigo Arthur Hallam e por graves dúvidas religiosas. O próprio Tennyson apreciava mais a série de poemas narrativos Idylls of the King (1859; Idílios do rei), versões atualizadas para sua época das lendas em torno do rei Artur: o romantismo adocicado dessa obra tornou-a obsoleta ainda em vida do autor. Em volumes posteriores, no entanto, como The Holy Grail and Other Poems (1869; O Santo Graal e outros poemas) e Demeter and Other Poems (1889), ainda se encontram peças curtas de forte encanto. Em 1850, como sucessor de Wordsworth, em conseqüência do enorme sucesso de seus volumes de versos, Alfred Tennyson foi nomeado poeta laureado. Morreu em Aldworth, Surrey, em 6 de outubro de 1892, e foi enterrado na abadia de Westminster, em Londres, como herói nacional.

CityGlobe

Verox