ALFRED VON TIRPITZ - MILITAR ALEMÃO

Tags

Alfred von Tirpitz
Alfred Tirpitz nasceu em Küstrin, Prússia, em 19 de março de 1849. Alistou-se na Marinha em 1865 e se graduou como oficial na escola naval de Kiel em 1869. Promovido a contra-almirante em 1895, logo percebeu que a expansão comercial do II Reich dependia da constituição de uma armada que defendesse sua marinha mercante. Em 1897, Tirpitz tornou-se secretário de estado do Departamento da Marinha Imperial. Iniciou então a ampliação da frota alemã, tarefa que empreendeu com o apoio do imperador Guilherme II, desde jovem apaixonado pelo mar. Graças a manobras políticas, obteve a aprovação de duas leis, em 1898 e 1900, que viabilizaram o programa de construção de couraçados e cruzadores. O imperador concedeu-lhe um título de nobreza em 1900.

Metódico e tenaz, Tirpitz fez da Alemanha, no período que antecedeu a primeira guerra mundial, a segunda potência naval do mundo.

Para apaixonar o público pela idéia de um gigantesco poderio naval, Tirpitz desencadeou intensa campanha nacionalista e foi nomeado almirante em 1911. No início da primeira guerra mundial, no entanto, não conseguiu convencer o regente a empenhar a esquadra num ataque às forças britânicas. A partir de 1915 dedicou-se ao programa de construção de submarinos, atendendo ao pedido do estado-maior para iniciar uma guerra submarina que destruísse a marinha mercante dos aliados. Desencadeada em 1915, a primeira guerra de submarinos suscitou violenta reação dos Estados Unidos, o que, por sua vez, desencadeou resistência nos meios civis alemães. Um ano depois, Tirpitz pediu demissão do cargo de secretário de estado.

Terminada a guerra, Tirpitz publicou suas memórias, Erinnerungen (1919; Recordações) e se elegeu deputado pelo Partido Nacional do Povo Alemão (1924-1928). Nesse período publicou também Politische Dokumente (1924-1926; Documentos políticos), em que procurou justificar suas atitudes. Tirpitz morreu em Ebenhausen, perto de Munique, em 6 de março de 1930.

CityGlobe

Verox