Eloy Alfaro | Revolucionário Equatoriano

Tags

Eloy Alfaro | Revolucionário Equatoriano

Eloy Alfaro | Revolucionário Equatoriano
José Eloy Alfaro nasceu em Montecristi, na província de Manabi, Equador, em 25 de junho de 1842. Aos 23 anos foi expulso de sua terra por seqüestrar o governador de Manabi. No Panamá fez fortuna como negociante e passou a financiar a rebelião contra o ditador equatoriano Gabriel García Moreno, que foi assassinado em 1875. Nos anos seguintes organizou as guerrilhas que em 1883 submeteram Guayaquil. Entretanto, não foi incluído no novo governo.

Com sua luta obstinada em prol das causas do liberalismo radical, o equatoriano Eloy Alfaro marcou a vida de seu país no final do século XIX e início do século XX.

Assembléia Constituinte de 1897 elegeu-o presidente da república. Combatido por seus sucessores, só voltou à chefia da nação com o apoio do exército (1905). A nova constituinte, por ele convocada, separou a igreja e o estado, estabeleceu a liberdade de culto, concedeu à mulher acesso a cargos administrativos e isentou de impostos as classes pobres. No entanto, os problemas econômicos e sociais não resolvidos, seu anticlericalismo e outros motivos de insatisfação tornaram o governo de Alfaro impopular. Derrubado em 1911, Alfaro foi assassinado em 28 de janeiro de 1912 pela multidão que invadiu a prisão do Panóptico, em Quito, onde se encontrava.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

CityGlobe

Verox