Pedro de Alvarado
Pedro de Alvarado nasceu em Badajoz, Espanha, por volta de 1485. Em 1510
partiu para a América, onde atuou como lugar-tenente de Cortés na
conquista do México. Em 1523 empreendeu a conquista da Guatemala, missão
árdua e sangrenta em virtude da resistência dos índios da região. Um
ano depois fundou a cidade de Santiago de los Caballeros, hoje Antigua,
importante núcleo de colonização da América Central.
Famoso entre os astecas por seu porte, força física e entusiasmo guerreiro, Pedro de Alvarado empreendeu a conquista do México em companhia de Hernán Cortés e protagonizou a colonização da Guatemala, além da primeira expedição pela selva equatoriana.
Voltou à Espanha em 1527, disposto a reivindicar uma compensação pelos serviços prestados à coroa. Contemplado com o cargo de governador e capitão-general da Guatemala, regressou à América e fundou a cidade de San Miguel, decidido a incrementar o comércio do Pacífico. Acabou com os feudos e rivalidades surgidas entre os espanhóis em sua ausência e organizou a vida civil mediante leis e decretos.
Decidido a conquistar para a Espanha as ilhas Molucas, organizou uma expedição em 1531. As notícias sobre riquezas recentemente descobertas no Peru fizeram-no mudar de rumo, mas foi dissuadido de partir para o sul por Diego de Almagro. Viajou novamente à Espanha em 1537 e lá obteve a renovação do cargo de governador da Guatemala por mais sete anos, o governo de Honduras e uma licença para explorar as costas ocidentais da Nova Espanha e as ilhas das Especiarias.
Durante um combate contra os índios da Nova Galícia (México), foi gravemente ferido. Não resistindo aos ferimentos, morreu em Guadalajara em 4 de julho de 1541.