RAFAEL ALBERTI - ARTISTA PLÁSTICO ESPANHOL

Tags

Rafael Alberti
Rafael Alberti nasceu em Puerto de Santa María, Cadiz, em 16 de dezembro de 1902. Aos 15 anos se mudou para Madri e, após precoces estudos de pintura, dedicou-se principalmente à poesia. Com seu primeiro livro de poemas, Marinero en tierra (1925), conquistou o Prêmio Nacional de literatura. Seguiram-se La amante (1926) e El alba del alhelí (1927; A aurora do goivo). Seu intenso lirismo, nessa fase, procura reencontrar, em torno de temas folclóricos, o ritmo antigo dos cancioneiros.

Vida e obras extensas e comprometidas a fundo com a Espanha, Rafael Alberti foi um dos principais representantes da geração de 27. Poeta de raízes clássicas, era ao mesmo tempo corajosamente inovador.

Em 1927 Alberti publicou Cal y canto, mas foi com Sobre los ángeles (1929) que se ligou à geração de 27, mostrando em imagens surrealistas a destruição do mundo. Em 1931 entrou para o Partido Comunista. Sua posição durante a guerra civil espanhola obrigou-o ao exílio na França, depois na Argentina, Uruguai e Itália, e lhe inspirou obras engajadas como De un momento a otro (1937). Redescobre mais tarde um toque clássico nos poemas de nostalgia da Espanha, e escreve prosa e teatro. Em 1977 voltou para seu país, ganhando em 1983 o Prêmio Miguel de Cervantes.

CityGlobe

Verox