Vittorio Alfieri
Vittorio Alfieri nasceu em Asti, Itália, a 16 de janeiro de 1749. Filho
de família nobre, obteve o título de conde antes de entrar para a
carreira militar. Mas em 1766, após a morte de seu tutor, deixou a vida
militar e iniciou um ciclo de viagens pela Europa, que se prolongou até
1772. Nos três anos seguintes, entregou-se a uma vida ociosa, de
prazeres e dissipação, no ambiente da aristocracia de Turim.
O conde Vittorio Alfieri, conhecido como "apóstolo da libertação da Itália", é hoje considerado pelos historiadores uma singular combinação de revolucionário e aristocrata.
Após uma dilacerante desilusão amorosa, o conde Alfieri passou por séria crise existencial, de que se libertou como autor de uma peça trágica, Cleópatra (1775). Escreveu 19 tragédias em verso, a maior parte delas refletindo seu ódio pela tirania e sua admiração pela dignidade humana. Em 1787, radicou-se em Paris, após quase dez anos de viagens pela Itália e Inglaterra.
Alfieri é artista representativo de toda a conflituosa expressão intelectual da nobreza européia decadente, ante os primeiros sinais da revolução burguesa. Como poeta, soube temperar a paixão com disciplina clássica, notabilizando-se especialmente nos sonetos, que são de fisionomia própria e caráter marcadamente confessional.
Como autor dramático ele revelou a natureza agitada e contraditória de seu talento e, ao mesmo tempo, obteve o reconhecimento e a consagração de seus contemporâneos. Considerado por Benedetto Croce um pré-romântico, suas melhores peças são Virgínia (1777), Mirra (1784), Merope (1782), Agammemnone (1776), Oreste (1777), Timoleone (1780) e, principalmente, Saul (1782), escritas entre 1776 e 1786. No impetuoso heroísmo de alguns protagonistas, observa-se toda uma transposição do próprio conde Alfieri, com seu individualismo violento, sua lição -- algo anarquista -- de liberdade. Todos esses traços afloram na autobiografia Vita di Vittorio Alfieri scritta da esso (1804; Vida de Vittorio Alfieri escrita por ele próprio), talvez sua obra-prima. Vittorio Alfieri morreu em Florença em 8 de outubro de 1803.