AMBROISE PARÉ - MÉDICO FRANCÊS

Tags

Ambroise Paré
Ambroise Paré nasceu por volta de 1510 em Bourg-Hersent, perto de Laval. Em 1533 tornou-se aprendiz de cirurgião-barbeiro no Hôtel-Dieu, e após estudar anatomia e cirurgia, em 1537 passou a trabalhar como cirurgião do Exército. Na época, acreditava-se que os ferimentos a bala eram venenosos e por isso deviam ser tratados com óleo fervente. Em certa ocasião, o suprimento de óleo acabou e Paré o substituiu por uma mistura de gema de ovo, óleo de rosas e terebintina. Descobriu então que a nova mistura provocava uma cicatrização mais rápida que o óleo fervente.

Entre muitas inovações que introduziu na prática médica, o cirurgião francês Paré substituiu a cauterização a ferro incandescente, após a amputação, pela ligadura dos vasos sangüíneos e foi o primeiro a sugerir a sífilis como causa de aneurisma.

Em 1545, Paré publicou La Méthode de traicter les playes faites par les arquebuses et autres bastons à feu (1545; Método de tratar ferimentos feitos por arcabuzes e outras armas de fogo), em que relatou suas descobertas. Em 1552 tornou-se cirurgião do rei Henrique II e a partir de então teve a seus cuidados os monarcas Francisco II, Carlos IX e Henrique III. Paré morreu em Paris em 20 de dezembro de 1590.

CityGlobe

Verox