ANSELMO DUARTE - CINEASTA BRASILEIRO

Tags

Anselmo Duarte
Anselmo Duarte nasceu em Salto (SP) em 21 de abril de 1920. Começou a carreira de ator como figurante de A inconfidência mineira, em 1942, filme que só foi lançado em 1948, quando Anselmo já se tornara famoso como galã de comédias românticas, dramas policiais e musicais carnavalescos da Atlântida, Vera Cruz e produções independentes. Protagonizou mais de quarenta filmes entre eles Carnaval no fogo e Aviso aos navegantes, acumulando em alguns as funções de roteirista e diretor.

O êxito de O pagador de promessas, único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, consagrou o nome de Anselmo Duarte como um dos mais talentosos cineastas do país.

A promessa de Absolutamente certo (1957), com que estreou na direção, confirmou-se em O pagador de promessas (1962), baseado em peça de Dias Gomes, êxito de crítica e público. Depois desse, Anselmo Duarte dirigiu outros dez filmes, embora mantivesse a carreira de ator. Nenhum deles repetiu o sucesso de O pagador, mas Quelé do Pajeú (1970), Um certo capitão Rodrigo (1971), O descarte (1973) e O crime de Zé Bigorna (1977) tiveram boas críticas. Afastando-se do cinema, Anselmo Duarte foi viver no interior de São Paulo.

CityGlobe

Verox