ANTÔNIO CÂNDIDO - HISTORIADOR LITERÁRIO BRASILEIRO

Tags

Antônio Cândido
Antônio Cândido de Melo e Sousa nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 24 de julho de 1918. Lecionou sociologia antes de se tornar professor de literatura brasileira e chefe do departamento de teoria literária da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo. Estreou na crítica em 1945, com o ensaio Brigada ligeira e a tese Introdução ao método crítico de Sílvio Romero. Fez crítica literária, nos dois anos seguintes, no Diário de São Paulo. Em 1956 publicou Ficção e confissão, estudo sobre a obra de Graciliano Ramos, ao qual se seguiram O observador literário (1959) e Tese e antítese (1964). Também de 1959 é Formação da literatura brasileira, obra básica.

Aliando um estilo elegante e claro a sólidos conhecimentos, Antônio Cândido impôs-se como crítico e historiador literário da maior importância, apoiando-se, não raro, em evidências sociológicas.

Em Os parceiros do Rio Bonito (1964), Antônio Cândido se deteve na pesquisa sociológica sem motivações literárias, estudando o caipira paulista e a transformação de seus meios de vida. No mesmo ano publicou, com José Aderaldo Castelo, os três volumes, de história e antologia, de Presença da literatura brasileira. Publicou ainda outros ensaios, como Literatura e sociedade (1965), Vários escritos (1970) e Teresina etc. (1980).

CityGlobe

Verox