ANTÔNIO DE MENDOZA - VICE-REI DA NOVA ESPANHA

Tags

Antonio de Mendoza
Antonio de Mendoza nasceu em Granada, Andaluzia, por volta de 1490. Descendente de uma ilustre família de soldados e estadistas, acompanhou Carlos V (Carlos I da Espanha) na guerra contra os turcos e foi recompensado com a nomeação para vice-rei da Nova Espanha em 1535. Sua missão era pôr ordem na região recém-conquistada, aumentar a receita da coroa, evitar o abuso da escravidão indígena e acabar com as rivalidades entre os grupos de exploradores. Construiu escolas e hospitais, adotou novos conceitos para as políticas agrícola e mineradora e foi o introdutor da imprensa na América.

Primeiro e provavelmente o mais hábil vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza administrou o território conquistado do México e instituiu um programa político e econômico básico que perdurou até a independência das colônias.

Não conseguiu aplicar com o rigor que pretendia as Novas Leis (1542), sancionadas por Carlos I para limitar o poder dos colonos sobre os índios. Mesmo assim, adotou importantes medidas em benefício dos nativos, como a limitação da jornada de trabalho, a determinação de dias de descanso e da remuneração para o trabalho dos índios, além da defesa das terras indígenas. Como reconhecimento a seus serviços, foi promovido em 1551 a vice-rei do Peru. Morreu em Lima, em 21 de julho de 1552.

CityGlobe

Verox