ANTÔNIO DE MORAIS E SILVA - LEXICÓGRAFO BRASILEIRO

Tags

Antônio de Morais e Silva
Antônio de Morais e Silva nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1º de agosto de 1755. Com 19 anos foi para Coimbra cursar a faculdade de direito mas, denunciado à Inquisição por negar os fundamentos da religião católica, teve de fugir para a Inglaterra, onde trabalhou como secretário do embaixador português. Iniciou estudos de literatura e encetou a tradução para o inglês, com uma associação de literatos, da História de Portugal, impressa em 1788, em três volumes.

O Dicionário da língua portuguesa, de Morais e Silva, foi o primeiro elaborado por um brasileiro e até o final do século XX constituía o maior repertório lexicográfico da língua, com a definição de cerca de 180.000 palavras e expressões.

Durante a estada em Londres, começou a fazer as anotações e os estudos para a realização do Dicionário, cuja primeira edição foi publicada em 1789 pelos livreiros Borel & Companhia, que em conseqüência do lucro vantajoso que obtiveram em pouco tempo, decidiram espontaneamente oferecer um prêmio financeiro ao autor. Por essa época, Morais e Silva obteve o indulto que lhe possibilitou voltar a Lisboa, onde em 1794 casou com a filha de um oficial do Exército. Acompanhou a família do sogro, que fora transferido para o Brasil, e foi juiz de fora na Bahia. Mudou-se depois para Pernambuco, onde comprou o engenho Muribeca. Dedicou-se então à agricultura, e obteve excelentes resultados com técnicas agrícolas modernas que implantou em sua propriedade. Em 1806 publicou Epítome da gramática da língua portuguesa, e dois anos depois recebeu a Ordem de Cristo, apesar das intrigas da Inquisição, que voltou a persegui-lo.

Em 1817, Morais foi aclamado membro do governo revolucionário, mas recusou-se a participar do movimento. Apesar do contínuo enfraquecimento da visão, ainda preparou uma Gramática portuguesa, publicada em 1824. Morais e Silva morreu em Recife PE, em 11 de abril de 1824, um ano antes de ser publicada a terceira edição de seu Dicionário.

CityGlobe

Verox