ANTÔNIO DE SALEMA - POLÍTICO PORTUGUÊS

Tags

Antônio de Salema
Antônio de Salema nasceu em Alcácer do Sal, Portugal. Licenciado em leis por Coimbra, foi professor universitário entre 1565 e 1567 e posteriormente exerceu os cargos de desembargador da Casa de Suplicação e de governador de São Tomé, no oeste da África.

O jurisconsulto e político Antônio de Salema desempenhou papel fundamental na consolidação do Brasil como colônia portuguesa.

Em 1572, após a morte de Mem de Sá, a coroa decidiu-se pela divisão do Brasil em dois governos a fim de facilitar a administração e a defesa da colônia. Salema, residente em Pernambuco desde 1573 como juiz de alçada, foi indicado no ano seguinte governador do Estado do Sul, com sede no Rio de Janeiro. Em Salvador, então capital do Estado do Norte, que fazia divisa com o Sul entre Ilhéus e Porto Seguro, Salema entendeu-se com o governador da parte Norte, Luís de Brito, para que trabalhassem em harmonia. Ao chegar ao Rio de Janeiro, encontrou os franceses instalados em Cabo Frio e aliados, como antes, aos índios tamoios. Com uma força composta de 400 brancos e 700 índios de Araribóia, ajudado por Cristóvão de Barros, Antônio de Mariz e Jerônimo Leitão, Salema atacou os tamoios. Derrotou os inimigos em 1575, depois de matar dois mil índios e prender de oito a dez mil. Em sua fuga para o sertão, os remanescentes depredaram na passagem todas as plantações que encontraram.

De volta a Lisboa em 1583, Salema foi nomeado desembargador dos Agravos. Deixou, manuscrito, um relato de sua campanha contra os franceses, o Tratado da conquista que fez do Cabo Frio contra os franceses e o gentio tamoio que nele estiveram fortificados. Antônio de Salema morreu em Lisboa em 1586.

CityGlobe

Verox