JÁNOS ARANY - ESCRITOR HÚNGARO

Tags

János Arany
Arany nasceu em 2 de março de 1817 em Nagyszalonta, de uma família da pequena nobreza empobrecida. Profundo conhecedor de seu povo e de sua língua, logo se converteu em um dos mais entusiastas defensores do espírito nacional, no país anexado desde 1713 pela Áustria. Sua obra mais conhecida é a trilogia formada por Toldi (1847), Toldi szerelme (1879; O amor de Toldi) e Toldi estéje (1854; A noite de Toldi). Com essa obra e a epopéia histórica Buda Halála (1864; A morte de Buda), passou a ser considerado o maior poeta húngaro.

Fiel à tradição política da literatura húngara, János Arany consagrou sua obra à exaltação patriótica e passou para a história como figura fundamental da poesia épica de seu país.

Autor de uma variada produção literária, foi também o grande renovador da balada, e suas traduções de Shakespeare e Aristófanes são ainda modelares. Além da produção literária, prejudicada por uma saúde frágil, Arany teve também atividade política, ao participar, em 1848, da revolução reprimida pelos exércitos da Áustria e da Rússia. Abrigou vários escritores fugitivos em sua casa e dirigiu, por curto período, um jornal para camponeses. János Arany morreu em Budapeste em 22 de outubro de 1882.

CityGlobe

Verox