ALFRED DÖBLIN - ROMANCISTA ALEMÃO

Tags

Alfred Döblin
Alfred Döblin nasceu em Stettin, Alemanha, em 10 de agosto de 1878. Formado em medicina, trabalhou como psiquiatra num bairro pobre de Berlim. Por ser judeu, teve de deixar a Alemanha em 1933, com a ascensão do nazismo, e em 1936 tornou-se cidadão francês. Converteu-se ao catolicismo e após a guerra voltou a residir na Alemanha.

Expor o vazio de um sistema de vida que rumava para a própria destruição e buscar vias de salvação para a humanidade sofredora foram duas preocupações constantes de Alfred Döblin, considerado um dos mais talentosos narradores do período expressionista.

Seu primeiro êxito foi o romance Die Drei Sprünge des Wang-Lun (1915; Os três pulos de Wang-lun). Como nunca esteve na Ásia, a China que descreveu é simbólica: representa a procura de uma verdade elementar e o repúdio à civilização ocidental, cuja tecnocracia Döblin satirizou em Berge, Meere und Giganten (1924; Montanhas, mares e gigantes). A obra que mais o projetou foi Berlin Alexanderplatz (1929; A praça de Alexandre em Berlim), romance do proletariado marginal e dos bas-fonds de Berlim. Alfred Döblin morreu em Emmendingen, República Federal da Alemanha, em 28 de junho de 1957.

CityGlobe

Verox