ALONSO DE ERCILLA - POETA ESPANHOL

Tags

Alonso de Ercilla
 Alonso de Ercilla y Zúñiga nasceu em Madri, em 7 de agosto de 1533. De origem nobre, recebeu educação esmerada e desde muito jovem foi destinado a pajem do futuro rei Filipe II da Espanha. Com ele viajou pela Europa e, na Inglaterra, decidiu seguir para a América, com o propósito de participar na expedição contra os índios araucanos, no Chile. Integrado à carreira militar pelo espírito de aventura, distinguiu-se em vários combates, escapou de ser degolado por ordem de um chefe prepotente e voltou à Espanha em 1562.

A figura de Alonso de Ercilla, cortesão, soldado, amante dos clássicos e poeta, reúne características do pensamento e da vida aventureira renascentista.

A fama de Ercilla como poeta se deve ao grande poema épico sobre a América, La araucana, publicado entre 1569 e 1589. Escrita em oitavas e dividida em três partes, com um total de 37 cantos, a obra é uma crônica das lutas cruéis entre araucanos e espanhóis em terras chilenas. A epopéia salienta-se entre as numerosas obras de estilo virgiliano na literatura de língua espanhola e encontrou receptividade variável: elogiada por Voltaire e Chateaubriand, raramente foi lida pelo grande público. À diferença de outros poemas épicos, La araucana tem como protagonista não um herói, mas um grupo, que pode ser o araucano ou o espanhol. A obra é encarada no Chile como ponto de partida da literatura nacional chilena. Alonso de Ercilla morreu em Madri, em 29 de novembro de 1594.

CityGlobe

Verox