ÁLVARO OBREGÓN - POLÍTICO MEXICANO

Tags

Álvaro Obregón
Álvaro Obregón nasceu em Navojoa, estado mexicano de Sonora, em 19 de fevereiro de 1880. Na juventude, trabalhou no campo. Em 1913, quando Francisco Madero foi deposto da presidência e assassinado pelo general Victoriano Huerta, Obregón uniu-se às forças rebeldes de Venustiano Carranza. De grande talento militar, ocupou a Cidade do México em 15 de agosto de 1914.

Após as desordens e lutas civis que se seguiram à revolução de 1910, o mexicano Álvaro Obregón procurou restabelecer a estabilidade institucional em seu país, que não conseguia escapar à violência.

Durante o governo de Carranza, defendeu-o contra seus inimigos Francisco (Pancho) Villa e Emiliano Zapata. Em 1917, o país adotou uma nova constituição, cujas marcas progressistas se deveram em grande parte à influência de Obregón. Mais tarde, porém, achou que o governo adquiria orientação reacionária e tomou parte na sublevação de abril de 1920, que destituiu Carranza e o assassinou. Em dezembro do mesmo ano, Obregón foi eleito presidente da república e, na função, procurou melhorar as finanças nacionais, promoveu a educação e deu impulso à reforma agrária. Retomou o pagamento da dívida externa e obteve o reconhecimento de vários países estrangeiros. Apesar de um dos preceitos da revolução ter sido a não-reeleição, fez modificar a constituição para poder candidatar-se. Reeleito em 1928, foi assassinado na Cidade do México em 17 de julho do mesmo ano, por um católico revoltado contra suas medidas anticlericais.

CityGlobe

Verox