ALWIN NIKOLAIS - BAILARINO AMERICANO

Alwin Nikolais
Alwin Nikolais nasceu em 25 de novembro de 1912 em Southington, em Connecticut. Iniciou os estudos de dança por volta de 1935. Dirigiu o departamento de dança da escola de música de Hartford e, em 1951, criou o Nikolais Dance Theatre, companhia que, em 1953, apresentou a primeira de suas grandes obras: Masks, Props and Mobiles (Máscaras, cenário e móbiles), em que os dançarinos apareciam envolvidos em tecido elástico para criar formas exóticas.

Com coreografias abstratas que combinam movimento e  elaborados efeitos técnicos, o americano Nikolais pôs em prática sua teoria descentralizadora, que consistia em libertar os bailarinos de suas próprias formas para que se identificassem com aquilo que pretendiam representar.

Em trabalhos posteriores, como o Kaleidoscope (1956), Totem (1960) e Imago (1963), Nikolais continuou seu laboratório com o que chamava a "arte básica do teatro", uma integração de movimento, som, forma e cor. Nessa linha, criou Guignol (1977) e Talisman (1981). Nikolais compunha música eletrônica para suas produções e alcançava, em todas elas, uma completa independência dos padrões tradicionais. Entre os prêmios e homenagens que recebeu figuram o Prêmio Emmy de 1968. Alwin Nikolais morreu em Nova York em 9 de maio de 1993.

CityGlobe

Verox