AMADEU AMARAL - POETA BRASILEIRO

Tags

Amadeu Amaral
Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado nasceu em 6 de novembro de 1875 em Capivari (SP). Sua obra poética, que pertence à fase do pré-modernismo, inclui Urzes (1899), Névoa (1910), Espumas (1917) e Lâmpada antiga (1924), títulos que integram o volume Poesias, publicado postumamente, em 1931.

Autor, entre outras obras, de um texto fundamental para os estudos folclorísticos brasileiros, O dialeto caipira, Amadeu Amaral foi também poeta, jornalista e ensaísta. Sua grande contribuição no campo do folclore -- a prospecção de termos regionais --, é fonte até hoje de estudos lingüísticos.

No Brasil, Amadeu Amaral foi o primeiro autor a estudar cientificamente o linguajar regional. Em O dialeto caipira (1920), ele registrou a maneira de falar do caboclo paulista da área do vale do rio Paraíba, analisando suas formas e esmiuçando-lhe sistematicamente o vocabulário. Publicou também dois livros de ensaios, Letras floridas (1920) e O elogio da mediocridade (1924). Membro da Academia Brasileira de Letras, Amadeu Amaral morreu em São Paulo SP a 24 de outubro de 1929. Foram editados postumamente Memorial de um passageiro de bonde (1938) e o importante estudo folclórico Tradições populares (1948).

CityGlobe

Verox