Diego de Almagro
Diego de Almagro nasceu em Almagro, Espanha, em 1475. Viajou para a
América em 1514 e estabeleceu-se no Panamá, onde conheceu Pizarro. Dez
anos mais tarde assinou com ele um contrato com o objetivo de
empreenderem juntos expedições de conquista à América do Sul. Nesse
mesmo ano partiram para o Peru, onde começaram as rivalidades entre
ambos, motivadas pelo controle das ricas regiões descobertas. O conflito
foi resolvido pela coroa espanhola, que nomeou Pizarro primeira
autoridade do Peru.
A vida do conquistador espanhol Diego de Almagro foi marcada por disputas com Francisco Pizarro pelo governo de Cuzco. A rivalidade custou-lhe a vida, mas seria vingado pelo filho, também chamado Diego, que mandou assassinar Pizarro.
Em 1531, enquanto Pizarro partia novamente para o sul, Almagro solicitou à Espanha licença para separar-se do sócio, mas teve recusado o pedido. No ano seguinte, dirigiu-se a Cajamarca no comando de um navio e, com Pizarro, ocupou Cuzco. Ao saber do desembarque de Pedro de Alvarado em costas peruanas, foi ao seu encontro para demovê-lo dos intentos de conquista. Ao regressar a Cuzco, em 1535, recebeu a notícia de sua nomeação para o governo de Nova Toledo, cargo equiparado ao de Pizarro no Peru.
Na expedição ao Chile, iniciada em 1536, Almagro perdeu a maior parte dos homens, durante a travessia dos Andes, mas conseguiu chegar ao vale do Aconcágua, onde desistiu do empreendimento. De volta ao Peru, encontrou a rebelião inca comandada por Manco Cápac II. Decidido a acabar com Pizarro e seu irmão Alonso, aliou-se aos índios e prendeu os rivais em Cuzco. As autoridades locais, porém, determinaram que Almagro abrisse mão do governo da cidade, enquanto enviavam uma delegação à Espanha para decidir na corte o pleito. Almagro solicitou a dissolução dos exércitos dos irmãos Pizarro e o estabelecimento de livre comércio entre seus domínios e os do rival.
A solução encontrada pela corte espanhola desagradou às duas partes envolvidas. Não demorou para que recomeçassem as hostilidades e choques armados entre eles. Finalmente, na batalha de Salinas, Pizarro conseguiu a vitória definitiva. Almagro foi preso, julgado e executado em Cuzco, em 1538.