ANTONIO STRADIVARIUS - ARTIFICE ITALIANO

Tags

Antonio Stradivarius
Antonio Stradivari, conhecido pelo nome latinizado de Stradivarius, nasceu em Cremona, ducado de Milão, por volta de 1644. Discípulo do renomado luthier (construtor de instrumentos de corda com caixa de ressonância) Nicolo Amati, iniciou atividade independente em 1666, mas ajustou-se no início aos cânones estabelecidos pelo mestre. Em meados da década de 1680, entretanto, começou a elaborar um novo modelo de violino, maior e mais estreito, características que acentuou gradualmente.

A técnica do artífice italiano Antonio Stradivarius levou à máxima perfeição a construção de violinos. O segredo de seu sucesso foi justamente saber harmonizar todos os fatores que influem na qualidade do som emitido por esses instrumentos.

Os violinos e violoncelos mais célebres de Stradivarius, criador de aproximadamente 1.100 instrumentos, foram fabricados a partir de 1700 com a ajuda de seus filhos Francesco e Omobono. A acústica perfeita desses modelos foi durante muito tempo creditada ao tipo de verniz usado por Stradivarius,  cuja fórmula até hoje não se conhece com exatidão. Mais tarde, porém, comprovou-se que a sonoridade dos violinos é influenciada por diversos fatores, como a espessura das lâminas de madeira usadas para fabricar o instrumento (o que altera suas propriedades vibratórias), o estado dos poros microscópicos da madeira e, por último, o tipo de verniz. Stradivarius morreu na cidade natal, em 18 de dezembro de 1737.

1 comentários so far

Gostaria de entender porque ele não passou o segredo para ninguem. nem aos proprios filhos que trabalhavam com ele.

CityGlobe

Verox